Canavieiras cotada para sediar Mostra de Cinema e VÃdeo
O Instituto Communicare de Arte e Comunicação, com sede em Niterói, no Rio de Janeiro, estuda a possibilidade de realizar, em 2014, a Primeira Mostra de Cinema e Vídeo de Canavieiras. Para isso, o diretor-executivo da entidade, Geraldo Pereira, se encontrou com os secretários municipais da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos; da Cultura, Jorge Carvalho; e do Turismo e Esportes, Fernando Volpi.
O Instituto Communicare desenvolve ações voltadas para a promoção da educação, da saúde e do meio ambiente, tendo como ferramentas a arte e a comunicação. O diretor Geraldo Pereira salientou que a escolha de canavieiras para sediar anualmente a mostra de cinema e vídeo se deu devido às peculiaridades inerentes à natureza do evento.
O objetivo, segundo Geraldo Pereira, é promover a inclusão aliada ao fortalecimento/desenvolvimento social numa região com baixa oferta de trabalho e desprovida dos equipamentos culturais mais comuns e populares como teatro, cinema e centros de cultura. “E essas iniciativas são bastante úteis ao fomento e desenvolvimento da cultura nessas cidades”, frisou Geraldo.
No encontro com os secretários, foram realizados alguns ajustes com a finalidade de adequar o projeto às condições de implantação em Canavieiras. “Cabe destacar que esse projeto deve despertar a cidade para o potencial da sua própria cultura, elevando a auto-estima do seu povo na direção do crescimento social e sustentável” reconheceu Fernando Volpi.
Para o secretário da Cultura, Jorge Carvalho, Canavieiras é o local ideal para a realização de uma mostra de cinema e vídeo, pois reúne todas as condições necessárias à produção e à participação do público, por ser uma cidade com grandes atrativos. “Além do mais, temos um cenário natural e com o apoio dessas instituições iremos produzir excelentes trabalhos, já quie locações e talento não nos faltam”, reconheceu Carvalho.
Na opinião do diretor do Communicare, hoje é muito comum o uso de câmera de vídeo, o que tem feito desabrochar no país projetos na área de audiovisual. Geraldo Pereira é graduado em Comunicação Social pela ECO/UFRJ, especialização em Antropologia e Imagem pelo NAI/UERJ e mestrado em Educação pelo Nutes/UFRJ. Seu mais recente trabalho foi o documentário "Palavras", com o cineasta Eduardo Coutinho.